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Problema da capota – Audi TT Roadster (Código 02000 - Posição do interruptor: Sinal implausível)

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2K views 21 replies 4 participants last post by  SwissJetPilot  
#1 ·
Saudações,

Espero obter alguma ajuda com um problema que tenho com a capota do meu Audi TT Roadster 2010. Tenho lido muitos dos tópicos anteriores sobre este assunto - especialmente aqueles com conselhos de SwissJetPilot, cujas publicações têm sido incrivelmente úteis. Espero que ainda esteja por perto e possa fornecer sua experiência!

Antecedentes:

Há alguns meses, comecei a ter problemas intermitentes com a capota. O VCDS mostrou o código 02000 - Switch Position: Implausible Signal juntamente com uma falha relacionada ao sensor direito da capota. Graças a posts anteriores, desmontei o servo direito, limpei a graxa (só deixei na engrenagem onde necessário) e a capota funcionou perfeitamente depois.

Problema atual:[/SIZE>

Depois de deixar o carro parado por cerca de um mês, liguei-o e recebi um erro na capota no painel - mas, estranhamente, a capota abriu e fechou sem problemas depois de brincar com o interruptor.

No entanto, depois de mais um mês parado (a partir de 21/05), tentei operar a capota novamente. Desta vez:


  • Recebi um erro de capota intermitente.

  • O teto retrátil totalmente, mas as abas não fechavam.

  • A capota agora está presa para baixo com as abas abertas, na garagem.
Diagnóstico e o que tentei:[/SIZE>


  • Em 21/05, o VCDS inicialmente mostrou:

    • 02000 - Switch Position: Implausible Signal

    • Falhas nos sensores servo esquerdo e direito

  • Desde então, limpei todos os códigos, e as únicas falhas que retornaram são:

    • A falha original do sensor direito da capota

    • A falha 02000

  • REDEFINIDO NOVAMENTE e a única falha que aparece agora é a falha 02000

  • Desmontamos e limpamos a unidade servo esquerda desta vez (estava nojenta), mas o problema persiste.

  • Tentativa de recalibração usando as excelentes instruções postadas por SwissJetPilot - infelizmente, sem movimento ou som das abas durante o processo.

  • A folga de alinhamento da aba em relação ao defletor de vento parece estar dentro das especificações (~10 mm), então não acho que esse seja o problema.

  • Estou me perguntando se os dentes do conector de bronze dentro das unidades servo podem não estar fazendo contato adequado?
Observações adicionais:[/SIZE>


  • As abas sempre se moveram um pouco lentamente, especialmente a esquerda, ficando para trás da direita - razão pela qual optamos por limpar a esquerda desta vez.

  • Durante a falha mais recente, também notei comportamento estranho das janelas ao usar o interruptor da capota - elas subiam e desciam esporadicamente, semelhante ao comportamento que vi da última vez que trabalhamos nos servos (isso parece ser totalmente normal).

  • Verificamos novamente ambas as unidades servo e confirmamos que:

    • A graxa está apenas na engrenagem/peças necessárias.

    • Os pontos de contato elétricos estão limpos e livres de graxa.
Considerações finais:[/SIZE>

Estou inclinado para a possibilidade de que os motores servo das abas possam estar falhando, embora eu realmente queira evitar substituí-los se houver outra solução.

Se alguém - especialmente SwissJetPilot, tiver alguma informação ou conselho de solução de problemas atualizado, eu agradeceria muito. Adicionarei mais informações aqui conforme me lembrar de mais detalhes.

Obrigado antecipadamente a todos que puderem ajudar!
 
#2 ·
Normalmente, se houver uma falha com o RFS, o VCDS relatará uma falha no motor e/ou no sensor. Você pode postar sua varredura automática completa do Endereço 26-Auto Roof?

A Posição do Interruptor 02000: Sinal Implausível é apenas o interruptor bloqueado pelo controlador para evitar a operação da capota até que quaisquer falhas relatadas sejam limpas.
 
#3 ·
Normalmente, se houver uma falha com o RFS, o VCDS relatará uma falha no motor e/ou sensor. Você pode postar sua varredura automática completa do Endereço 26-Auto Roof?

A 02000 Switch Position: Implausible Signal é apenas a chave sendo bloqueada pelo controlador para evitar a operação da capota até que quaisquer falhas relatadas sejam limpas.

Obrigado pela sua resposta! Anexei a varredura automática do Endereço 26 – Auto Roof de 23/5. Para adicionar à postagem inicial: testamos a chave usando o VCDS, e os blocos de medição mostraram corretamente quando a chave estava aberta e fechada. Antes de ler seus tópicos, removemos a guarnição para acessar a chave superior, testamos e limpamos. Eu sei que geralmente não é o problema, mas eu queria registrar.
 

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#4 ·
Então, sem outras falhas? Nesse caso, se a Inicialização não limpar as falhas, 'poderia' ser os sensores hall F171 ou F202. Existem dois deles na estrutura. Eles são apenas ímãs simples, então eles estão 'ligados' ou 'desligados'. Como você tem VCDS, você pode verificar os Blocos de Medição para ver se eles estão funcionando corretamente. Veja a postagem vinculada abaixo -


Esta postagem entra em um pouco mais de detalhes sobre os Sensores Hall. Veja a Seção 2.7 Sensores Hall F171 / F202 defeituosos
https://www.ttforum.co.uk/posts/9666673/

Se for o Sensor Hall, você pode querer entrar em contato com uma empresa chamada VAGPro, pois o cara de lá resolveu esse problema para outros membros do fórum.
 
#5 ·
Então, sem outras falhas? Nesse caso, se a Inicialização não limpar as falhas, 'poderia' ser os sensores hall F171 ou F202. Existem dois deles na estrutura. Eles são apenas ímãs simples, então eles estão 'ligados' ou 'desligados'. Eles estão lá para informar ao controlador se a capota está guardada ou não. Infelizmente, eles não têm um código de falha atribuído a eles (pelo menos não no Mk2 TT) Quando eles falham, o controlador desliga o interruptor da console central e relata o DTC 02000.

Mesmo que eles não tenham seu próprio DTC, você pode usar o VCDS para saber se eles estão funcionando ou não.

Veja a postagem vinculada abaixo -



Esta postagem entra em um pouco mais de detalhes sobre os Sensores Hall.
Veja a Seção 2.7 Sensores Hall F171 / F202 defeituosos

https://www.ttforum.co.uk/posts/9666673/

Se for o Sensor Hall, você pode tentar repará-lo sozinho. Não é um trabalho fácil, mas pode ser feito.
Nenhuma outra falha estava presente no momento desta leitura, mas eu inicialmente vi uma falha no sensor da capota direita e esquerda. Eu anexei uma captura de tela que encontrei da falha da capota direita. Depois de limpar as falhas algumas vezes, a única falha que permanece consistente é a falha 02000, o que é esperado. Encontrei as leituras que você mencionou, relacionadas aos Sensores Hall. Eu anexei o que o VCDS está me mostrando. Obrigado.
 

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#6 ·
Sim, falha típica para um RFS. Para cada RFS, existem duas falhas possíveis; uma contra o motor e outra contra o "sensor" ou potenciômetro.

Como descrito na postagem, aqui estão as relações para o Grupo 001, Bloco 1, onde cada um dos cinco dígitos e o componente relatado são representados por um (1) para Ligado ou (0) para Desligado -

xxxx? = Interruptor de posição aberta da capota conversível (F171)
xxx?x = Interruptor de posição fechada da capota conversível (F202)
xx?xx = Interruptor de travamento aberto da capota conversível (F294)
x?xxx = Interruptor de travamento fechado da capota conversível (F295)
?xxxx = Interruptor de travamento dianteiro da capota conversível (F170) e direito (F172) - ligados em série

Se olharmos para seus valores de Status da Capota Conversível, encontramos "0 0 1 1 1 ", prestando atenção aos dois últimos dígitos.

• O quarto dígito (xxx?x) = 1 significa que F202 está Ligado ou Ativo.
• O quinto dígito (xxxx?) = 1 significa que F171 está Ligado ou Ativo.

Então, o que os dados do Grupo 001 estão dizendo a você é que F202 e F171 estão ambos Ligados - o que não pode ser verdade, pois a capota não pode estar aberta e fechada ao mesmo tempo.

Se a capota estivesse fechada quando você olhou para esses dados, então F171 é o problema. Se a capota estivesse aberta quando você olhou para esses dados, então F202 é o problema.

Você pode executar o VCDS com a ignição ligada e abrir e fechar manualmente a capota para ver se alguma das posições muda.
 
#7 ·
Sim, falha típica para um RFS. Para cada RFS, existem duas falhas possíveis; uma contra o motor e outra contra o "sensor" ou potenciômetro.

Como descrito na postagem que eu linkei, aqui está o que os dados significam para o Grupo 001, Bloco 1; cada um dos cinco componentes relatados é representado por um (1) para Ligado ou (0) para Desligado -

xxxx? = Interruptor de Posição Aberta da Capota Conversível (F171)
xxx?x = Interruptor de Posição Fechada da Capota Conversível (F202)
xx?xx = Interruptor de Travamento da Capota Conversível Aberto (F294)
x?xxx = Interruptor de Travamento da Capota Conversível Fechado (F295)
?xxxx = Interruptor de Travamento Dianteiro da Capota Conversível (F170) e Direito (F172) - ligados em série

Se olharmos para seus valores de Status da Capota Conversível, encontramos "0 0 1 1 1 ", prestando atenção nos dois últimos dígitos.

• O quarto dígito (xxx?x) = 1 significa que F202 está Ligado ou Ativo.
• O quinto dígito (xxxx?) = 1 significa que F171 está Ligado ou Ativo.

Então, o que os dados do Grupo 001 estão dizendo a você é que F202 e F171 estão ambos Ligados - o que não pode ser verdade, pois a capota não pode estar aberta e fechada ao mesmo tempo.

Se a capota estivesse fechada quando você olhou para esses dados, então F171 é o problema. Se a capota estivesse aberta quando você olhou para esses dados, então F202 é o problema.

Você pode executar o VCDS com a ignição ligada e abrir e fechar manualmente a capota para ver se alguma das posições muda.

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Obrigado por sua ajuda para decifrar o status da capota. Acho que você está certo sobre o sensor hall. Fizemos o processo manual de fechamento da capota e os erros desapareceram assim que a capota foi travada. Tentamos abaixar a capota automaticamente usando o interruptor, e ela desceu perfeitamente, mas as abas não fecharam de forma alguma quando a capota estava totalmente abaixada. Claramente, algo está errado com o sensor que informa ao computador que a capota está abaixada, que, como você identificou, é o sensor hall! Vamos trabalhar para substituí-lo, espero que não seja um trabalho muito grande, pois temos alguma experiência 🤞. Obrigado novamente por toda a sua ajuda!
 
#9 ·
Se você conseguir substituir o Sensor Hall sozinho, por favor, forneça alguns detalhes e fotos de como você faz isso. Isso seria de grande ajuda para qualquer pessoa que se deparar com este problema. E com nossos TTs envelhecendo, é mais uma questão de 'quando' do que 'se' eles derem errado.

Esta postagem oferece algumas recomendações sobre como substituí-lo, juntamente com algumas informações de alguém que o fez. No entanto, não é um guia passo a passo. Mas estamos tentando criar um com as informações limitadas que temos disponíveis, então qualquer coisa que você possa adicionar seria muito apreciada.

Não seja tímido com a câmera. Quanto mais fotos, melhor, mesmo que você tenha que criar vários tópicos para enviar todas as fotos, pois você só pode enviar 10 por tópico.


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Sim, com certeza vou tirar algumas fotos para contribuir para o guia! Depois de ler o tópico mais recente que você vinculou, notei que o OP havia removido completamente a capota conversível. Você ou outros mencionaram que a maioria das oficinas faz isso, mas acho que uma solução alternativa estava sendo discutida. Existe uma solução alternativa definitiva ou é melhor puxar a capota? Claro, eu gostaria de evitar puxar a capota, se possível. Você mencionou puxar a tampa traseira e a que fica ao redor da barra de rolagem, e como isso pode facilitar o trabalho. Eu não tinha certeza se remover a aba esquerda e aquela moldura forneceria acesso ao sensor sem puxar a capota?
 
#10 ·
Como notou, as fotos, como a acima, são de um teto que foi completamente removido do veículo. Mas conhecemos uma oficina no Reino Unido que faz esses reparos em base 'regular' sem remover o teto e ele teve bom sucesso. Infelizmente, ele não está disposto a divulgar informações proprietárias, pois faz parte de seu estoque e comércio. Então, fair play para ele.

Meu guia é mais uma teoria, não um processo real, então você está indo para um território desconhecido e não documentado.
 
#11 ·
Olá, tendo tido o mesmo problema, junto-me à discussão.
É preciso fazer 2 testes no Vcds e olhar para o "convertible top status".
Capota fechada, o fim será 11 ou 01 ou 10 ou 00.
Capota aberta, o fim será como acima.
O princípio é que 11 ou 00 não é possível, pois indica que os sensores de abertura E fecho estão ambos abertos ou fechados.
Isso permitirá ver qual sensor não muda de valor.
 
#12 ·
Bem-vindo. Por favor, note que este é um fórum de língua inglesa. Ficamos felizes em tê-lo conosco, mas pedimos que use pelo menos um tradutor online como o DeepL para suas futuras mensagens. Obrigado! ;)

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Bem-vindo ao Fórum!.

Esteja ciente de que este é um fórum de língua inglesa. Embora estejamos felizes em ter sua participação, use um tradutor online como o DeepL para futuras postagens. Obrigado!

Olá, tendo tido o mesmo problema, estou me juntando à discussão.
Você precisa executar dois testes no VCDS e olhar para o “status da capota”.
Com a capota fechada, o final será 11 ou 01 ou 10 ou 00.
Com a capota aberta, o final será como acima.
O princípio é que 11 ou 00 não é possível, pois indica que ambos os sensores abertos E fechados estão abertos ou fechados.
Isso permitirá que você veja qual sensor não está mudando o valor.

Pessoalmente, quando identifiquei o sensor que estava causando o problema, inverti os dois fios do sensor no conector J256 para ver se a falha “mudava de local” (e, portanto, seguia o sensor) ou se permanecia no mesmo local (falha J256).

No meu caso, a falha mudou de local, então foi realmente o sensor que estava com defeito.
Então, peguei um atalho para a mudança porque não queria remover todo o capô... (ou ir a um especialista).