Audi TT Forum banner

Haldex Gen2 - Falha da bomba [CORRIGIDO]

1 reading
14K views 27 replies 7 participants last post by  SwissJetPilot  
#1 ·
Ontem, tive várias luzes de falha no painel e erros no DIS: ESP, Magride, travões e TPMS. Quando cheguei em casa, fiz uma verificação com o OBDeleven, que mostrou apenas os seguintes códigos:
01324 - Módulo de controlo da tração integral Por favor, leia o DTC
01316 - Módulo de controlo de travões Por favor, leia o DTC
00448 - Bomba da embraiagem Haldex Defeituosa
A minha suposição é que é o último que é a verdadeira causa, dando origem aos outros dois erros registados e às luzes de aviso para os outros sistemas.

Ao pesquisar neste fórum e na Internet em geral, vejo que os carros mais recentes com o Haldex Gen 4 podem ter a bomba a falhar sem quaisquer luzes de aviso. Também vejo que o VCDS dá um pouco mais de informação do que o OBDeleven no código 00448 -- curto-circuito ou circuito aberto, etc.

Alguém teve a mesma experiência num carro Gen 2 Haldex?

#2 ·
@ Steve - Uma olhada rápida na página de códigos de falha do Wiki da Ross Tech -

01324 - Módulo de Controle para Tração nas Quatro Rodas (J492)
01316 - Módulo de Controle ABS
00448 - Bomba da Embreagem Haldex (V181) ~ Estranhamente, não consigo encontrar uma página específica do Wiki da Ross Tech para o código de falha 00448. :unsure:

00448 - Bomba da Embreagem Haldex (V181) 011 - Circuito Aberto / Intermitente
00448 - Bomba da Embreagem Haldex (V181) 002 - Limite Inferior Excedido

No entanto, encontrei isso enquanto vagava pelo Fórum Ross Tech -

Possíveis Causas -
• As vedações do anel de vedação da bomba podem vazar, enchendo o motor com óleo, que parece dissolver as escovas, arruinando o motor.
• O Controlador Haldex pode vazar (geralmente em áreas molhadas/frias/salgadas/com neve, etc.), deixando a água entrar e corroendo a placa.
• Os conectores também podem corroer nas tomadas do cabo entre o controlador e o motor e no próprio controlador.

Possíveis Soluções -
• Dê uma olhada no cabo e nos conectores da bomba e certifique-se de que são adequados para o fim a que se destinam; por exemplo, sem rachaduras, corrosão, etc..
• Inspecione o Controlador quanto a danos, rachaduras, falha na vedação da tampa, etc. Verifique se os conectores são adequados para o fim a que se destinam.
• Remova a bomba, verifique as vedações do anel de vedação e a tela da bomba e certifique-se de que a tela não está bloqueada.
• Remova a bomba, coloque 12 V nos terminais para verificar se a bomba ainda funciona.

Se a causa ainda for um mistério, pode valer a pena entrar em contato com esses caras -
Peças Haldex e Reparos de ECU pela Auto Fault Finder Ltd – Peças Haldex por encomenda postal e serviços de reparo de ECU
Image

Encontrei esta postagem no fórum Audi-Sport sobre o Controlador - Clique aqui.

Abri meu Haldex para uma praia cheia de areia e parece ter corroído um resistor. Limpei-o o melhor que pude com limpador de contato e provavelmente o conectarei novamente amanhã e verei se tenho sorte e o resistor não está morto e consegui sem enviá-lo para algum lugar para que o resistor seja trocado. Acho que a Audi realmente deveria ter um recall ou serviço gratuito para os sistemas Haldex, pois eles são realmente mal selados.

Coloquei tudo de volta (só preciso selar a caixa novamente) e desci a estrada. Para redefinir tudo, desconectei a bateria e parece estar funcionando. Depois de selado novamente, farei um teste adequado, tão feliz que não está quebrado.
Image

Image

Image

#7 ·
@ Swiss
Suspeito que a bomba seja a causa raiz porque uma falha simultânea do controlador e do controlador ABS parece improvável.

@ Barr_end
O ano de fabricação do meu carro é 2006, por isso é um Mk2 muito antigo. Obviamente, vou olhar por baixo antes de ir mais longe.
2006, então presumo que seja um 3.2 V6 - pode muito bem ser um Gen2 afinal!
Haldexspares online é a melhor fonte que você pode usar para obter peças de reposição / peças de serviço

#6 ·
Se você tiver VCDS ou OBDeleven, levante o carro e comande a bomba elétrica ou peça para alguém ligá-la enquanto você está embaixo do carro. Você deve ouvir o motor ativar e operar debaixo do carro. Caso contrário, pegue um martelo e bata nele enquanto eles o ativaram, às vezes você pode fazê-lo começar a funcionar se você bater nele um pouco (ainda precisará ser substituído se for o caso, mas pode ser capaz de fazê-lo funcionar momentaneamente).

Se você remover a bomba, pode sondar a conexão elétrica para ver se o controlador fornece tensão lá quando comandado.

Se você não puder se comunicar ou comandar a bomba através do controlador para começar, o problema provavelmente não será a bomba, mas o controlador ou a fiação para ele. Se você teve entrada de sal/água no controlador, como visto acima, poderia ter torrado tudo. Acho que aquele cara teve sorte por ter apenas dois resistores com aparência ruim na placa, mas tudo é possível, dependendo de onde ele foi atingido pela umidade/corrosão.

#8 ·
Quando levei meu carro ao meu concessionário Audi local para a revisão do óleo/filtro haldex, pedi que fizessem a peneira na bomba, o que eles estavam dispostos a fazer, mas disseram que a bomba estava emperrada e que poderiam tentar removê-la, mas se a quebrassem, precisaria de uma nova……Quase caí para trás quando recebi o relatório Audicam e o orçamento deles.

#9 ·
Bem, sim, a bomba não vai ser barata através de um concessionário, com certeza. Suponho que por travada eles querem dizer que a bomba está travada na carcaça, não que o motor está travado/não está funcionando?

Eu tive o mesmo problema, parecia que eu ia ter que bater na carcaça da bomba um monte para tirá-la. Neste caso, optei por não fazê-lo também, pois não queria danificá-la. Acho que a corrosão da carcaça de alumínio ali é uma ocorrência comum, o que de fato acaba travando a bomba na carcaça. Ela pode ser removida, mas tendo que bater/forçar/etc. no conjunto da bomba/motor, eu entendo por que eles dizem que ela pode ser danificada.

#10 ·
A carcaça do motor nada mais é do que uma fina lata de metal que protege o motor. Eu não colocaria muita pressão nem usaria a lata de metal como alavanca.

Pela imagem, você pode ver que a bomba é inserida a uma boa distância na carcaça Haldex. Tentar tirar a bomba balançando-a é provavelmente inútil.

Eu tentaria forçar a bomba a girar batendo na flange de alumínio fundido com um punção grande e um martelo, batendo um pouco em uma direção e depois de volta na outra. Depois de fazê-la girar, a bomba deve sair facilmente.

Se a bomba se recusar a se mover, eu aqueceria a flange com um pequeno maçarico de butano/propano e tentaria novamente. Repita até que as coisas comecem a se mover.

#11 ·
Sim, o meu problema era que a bomba estava presa na carcaça, eles disseram que tentaram, mas não queriam arriscar danificar uma bomba que, segundo eles, estava funcionando bem. As minhas análises OBDEleven não mostraram falhas nesse departamento, então, em vez de tentar tirá-la e enfrentar uma conta alta, optei por deixá-la no lugar por enquanto. Talvez alguma persuasão muito suave e talvez calor e óleo penetrante ajudassem, mas a Audi certamente não vai se dar ao trabalho de fazer isso e eu não consigo entrar embaixo do carro, então ela ficou no lugar. Vou ficar de olho e talvez levá-lo ao meu Indy local em algum momento, pois, idealmente, eu gostaria que a tela da bomba fosse substituída, mas hey-ho, aí está...

• Like
Reactions: TT'sRevenge
#12 ·
Obrigado por toda a contribuição. Eu olhei por baixo, e tanto a bomba Haldex quanto o controlador parecem estar em boas condições físicas.
Eu usei o Teste de Saída do OBDeleven, e pude ouvir a bomba funcionando, e a função para operar a embreagem também funcionou. Então eu acho que meu Haldex está funcionando!
Eu vou investigar mais amanhã. Eu quebrei meu braço esquerdo gravemente no ano passado, e ainda não recuperei totalmente minha força e mobilidade, então estou indo com calma.

#13 ·
Agora acho que bater na bomba com o OBDeleven pode ter o mesmo efeito que bater nela com um martelo - faz com que uma bomba moribunda volte à vida temporariamente. Tentei novamente no dia seguinte e a bomba não funcionou. Quando liguei o motor, os erros voltaram.
O que acho que terei que fazer é substituir a bomba, os filtros e o óleo.

#14 ·
Steve in Ireland said:
Agora acho que bater na bomba com o OBDeleven pode ter o mesmo efeito que bater nela com um martelo - faz com que uma bomba moribunda volte à vida temporariamente.
Eu acredito que o motor da bomba Haldex é escovado. Uma vez que as escovas se desgastam, comandar o motor para dar a partida eletricamente não é suficiente para fazer as coisas se moverem.

Bater no motor suavemente com um martelo enquanto a energia é aplicada 'às vezes' fará com que a armadura se mova o suficiente para começar a girar novamente.

Obviamente, bater na bomba não é uma solução, mas se funcionar, você sabe que sua bomba precisa ser reconstruída / substituída.

• Like
Reactions: TT'sRevenge
#18 ·
Voltando a este tópico para obter conselhos.
Eu mandei substituir a bomba Haldex, filtro novo, fluido novo. Quando uso a função de teste de saída do OBDeleven, consigo ouvir a bomba a funcionar.
No entanto, o erro "Bomba com defeito" não desaparece.

Eu tinha a certeza de que era a bomba antiga que estava com defeito, porque consegui fazê-la voltar à vida brevemente, batendo nela.

Quando testado, o OBDeleven diz que a pressão da bomba é de 2 bar. Isso é plausível?

#20 ·
Encontrei isto no Fórum Ross Tech para um Yeti AWD 2016 com um Haldex Gen5, então pode haver algo semelhante para o Gen2 e Gen4 -

A solução foi (usando VCDS, é claro)

Ligue o motor.

1. Abra o Controlador 22 - AWD
2. Abra as Configurações Básicas - 04
3. Nas Configurações Básicas, use a caixa de seleção suspensa para selecionar "MAS02928 - Motor da Bomba"
4. Clique em "Go" e deixe-o funcionar. Demorou cerca de um minuto, durante o qual pude ouvir a bomba Haldex a ciclar para cima e para baixo e a reaprender sua função.

Depois de um tempo, a função de Configuração Básica da Bomba "Terminado corretamente" e tudo começou a funcionar corretamente.

Se ainda tiver dúvidas, pode valer a pena enviar um e-mail ou ligar para Matt em www.haldexrepairs.co.uk.

#22 ·
Só para finalizar este tópico, caso alguém tenha encontrado ao pesquisar sobre seu próprio problema: não era a bomba.

Embora o fluido, o filtro e o filtro da bomba estivessem completamente pretos, trocá-los não resolveu o problema. Fui induzido em erro pela observação de que a bomba podia ser acionada pelo OBDeleven às vezes. Pensei que isso devia significar que as escovas do motor estavam quase falhando, o que é um problema comum.

O problema real acabou sendo o módulo de controle. Eu o removi e enviei, por entrega especial, para haldexrepairs.co.uk na segunda-feira. No início da tarde de terça-feira, recebi uma ligação muito amigável. A unidade estava com defeito. Não só isso, mas eles já tinham visto isso antes, anos atrás, talvez em 2015 ou algo assim. Na época, eles não tinham as mesmas instalações e podem fazer um trabalho melhor agora. Na quarta-feira de manhã, voltou, por entrega especial, eu o instalei e tudo correu bem.

Aparentemente, a falha na PCB significava que a unidade de controle não conseguia mais dizer se a bomba estava funcionando, mesmo que estivesse. Isso pode explicar o funcionamento intermitente.

Eu poderia colocar a bomba antiga à venda barata como "funciona quando 12V é aplicado, mas caso contrário, não testada".

#27 ·
E o OBDeleven não relatou nenhum código de falha atribuído ao Módulo de Controle...?? :unsure:
Relatou sim, veja o primeiro post. Confusamente, o erro 1324 é emitido pelo computador ABS, e não pelo 4WD. Eu simplesmente cheguei à conclusão de que era a bomba com defeito porque "0448 - Bomba da embreagem Haldex com defeito" parecia o mais inequívoco dos três códigos.

A situação na realidade era que 1324 era o único defeito "real", enquanto os outros dois, 1316, módulo de controle de freio e 0448, bomba Haldex, eram efeitos colaterais.