Audi TT Forum banner

Como reparar os sensores G200 e G251

59K views 32 replies 19 participants last post by  fire88  
#1 · (Edited by Moderator)
Como reparar sensores G200 (Roll - lateral) e G251 (Pitch - longitudinal)

Estes são os sensores para o sistema ESP que detectam aceleração / travagem ou força g numa direção longitudinal (inclinação) ou força g lateral em curvas (guinada). Ambos são sensores de aceleração de eixo único e ambos a mesma peça (1J0 907 651 A), mas apenas montados de forma diferente - um 90° em relação ao outro. O sensor lateral (guinada - G200) é montado sob a coluna de direção e o longitudinal (inclinação - G251) é montado atrás do porta-luvas em veículos RHD UK Mk1 TT.

Veja aqui um guia de shaneg para remoção: Lateral-G200-Remoção. A remoção do outro sensor atrás da caixa de luvas é semelhante e mostrada aqui: Remoção Longitudinal-G251 .

Observe que este guia de reparo não cobre o sensor combinado G419 posterior.

Há um par de guias em alemão aqui: G200-251-Link1 e aqui: G200-251-Link2 que são bons para as fotos, pelo menos, se você não consegue ler alemão. Todo o crédito a eles por mergulhar nas unidades, encontrar a falha e postar as informações.

Felizmente, Dani (A3DFU) fala alemão fluentemente e gentilmente forneceu um par de traduções úteis para o inglês - muito melhor do que usar a tradução do Google!

View attachment G200-251-Link1-English.doc
View attachment G200-251-Link2-English.doc

Notas sobre diagnóstico e reparo.

Diagnóstico:

Com uma luz ESP acesa e o Vag-Com relatando um sensor longitudinal G251 com um sinal implausível, tentei zerar o sensor usando o Vag-Com. Aqui está um excelente guia de Tony Rigby: Guia G200-251_Read_and_Reset

N.B. Ao usar o procedimento de recalibração acima, o G200 irá "zerar" para 0m/s, mas o G251 irá "zerar" para 24m/s e relatar uma redefinição bem-sucedida dentro dos parâmetros se tudo estiver funcionando.

Infelizmente, o sensor estava lendo um valor constante muito alto e não pôde ser redefinido, então precisava ser substituído ou reparado. Eu precisava primeiro determinar qual das duas posições (coluna de direção e porta-luvas) o sensor estava localizado. Parecia haver espaço para confusão.

O sensor lateral G200 estava lendo perto de zero e, para verificar novamente se o bom não está prestes a ser removido - se você alcançar e torcer o bom sensor em seu suporte um pouco, você pode ver a leitura mudar ligeiramente. Isso é reconfortante e uma boa verificação. O sensor defeituoso não responderá. Se você desconectar o sensor defeituoso, a leitura mudará, mas para outro deslocamento fixo - também confirmando que você tem o correto.

Reparo:

Apos ler os guias traduzidos, pensei em adicionar alguns comentários meus com algumas fotos da reparação do sensor longitudinal do A3DFU.

Primeiro, você precisa remover o composto de encapsulamento de borracha de silicone. Isso é melhor removido com a unha do polegar ou um implemento de plástico em vez de uma chave de fenda de metal para evitar danificar componentes ou arranhar as trilhas da PCB. Um pouco de IPA ajudará a soltar a ligação à medida que o material é esfregado com um palito de madeira ou similar e ajudará a limpar a PCB. Cave ao redor das bordas da PCB também para ajudar a miná-la usando algo afiado.

2013-10-23 12.40.56.jpg

Em seguida, você precisa dessoldar os três pinos do conector. Isso é melhor feito com equipamento de dessoldagem a vácuo, mas você pode usar trança de dessoldagem. De qualquer forma, certifique-se de que os pinos estejam completamente soltos nos orifícios, verificando se eles podem ser movidos para os lados com a unha.

2013-10-23 12.39.15.jpg

Você pode então retirar a PCB, tendo o cuidado de não danificar nada. Depois de remover a PCB, você provavelmente descobrirá que o chip ainda está embutido no encapsulamento com suas pernas aparecendo. Corte cuidadosamente ao redor dele e retire-o também

2013-10-22 13.12.53.jpg

2013-10-22 13.14.07.jpg

Com o chip removido, notei que os pinos não tinham solda neles. A PCB tinha pouca solda. Os pinos do chip pareciam aço inoxidável na aparência, embora eu tenha confirmado mais tarde que eram cobre niquelado/estanho.

2013-10-22 13.14.30.jpg

2013-10-23 12.18.09.jpg

2013-10-22 13.29.44.jpg

Parecia provável que a causa da falha fosse muito pouca solda combinada com vibração e movimento com expansão e contração térmica ao longo dos anos, o que causou fadiga das pequenas quantidades de solda que prendem o chip à PCB. O fluxo de solda deficiente devido à contaminação por chumbo ou fluxo deficiente também pode ser um problema. Os primeiros dias da produção de solda sem chumbo foram atormentados por esse tipo de coisa.

Aqui está o chip limpo.

2013-10-23 12.16.32.jpg

Antes de ressoldar o chip, é uma boa ideia limpar os pinos usando alguma abrasão para formar uma chave e romper qualquer contaminação superficial e óxido. Uma caneta de fibra de vidro está sendo usada aqui, embora o uso cuidadoso de um pequeno pedaço de papel úmido e seco faria.

2013-10-23 12.23.05.jpg

Certifique-se de que o ponto na face do cuip (pino 1) esteja mais próximo do recorte semicircular da PCB e solde-o cuidadosamente de volta no lugar, mas usando uma quantidade mais generosa do que na fabricação original, para que seja mecanicamente mais forte.

2013-10-23 12.28.57.jpg

2013-10-23 12.29.41.jpg

2013-10-23 12.35.15.jpg

Inspecione os outros componentes com uma lupa para soldagem deficiente, mas neste caso eles estavam todos bem. Suspeito que o único problema foi com o chip.

2013-10-23 12.38.37.jpg

Antes de substituir a PCB, escave mais do encapsulamento de silicone de onde o chip estava para permitir que o novo encapsulamento flua ao redor do chip e da PCB e não tenha problemas com a montagem. Em seguida, substitua a PCB firmemente em seus pinos de montagem e ressolde os pinos do conector.

2013-10-23 12.40.56.jpg

Aqui estou despejando um composto de encapsulamento de borracha de silicone de duas partes adequado, projetado para este fim. Se você tiver acesso a equipamentos a vácuo, também poderá remover todo o ar preso, para que, quando a atmosfera for permitida de volta, o silicone encolha e não tenha vazios.

2013-10-23 12.59.19.jpg

Se você não tiver o material e o equipamento de encapsulamento corretos, poderá usar selante de banheiro de silicone ou similar, mas isso não é o melhor devido ao fato de ser um ure acético que requer umidade no ar, por isso pode levar algum tempo para ficar completamente sólido. Em um dos guias alemães, alguém usou adesivo termofusível. Isso provavelmente também funcionará, mas não aderirá tão bem ao encapsulamento existente.

A razão pela qual o encapsulamento está lá não é tanto para evitar a entrada de umidade, mas para formar uma massa inercial sólida e evitar vibrações indesejadas no sensor. Também não acho que esteja lá para esconder a simplicidade de uma peça de £ 200!

Quando totalmente definido, o sensor pode ser devolvido ao carro e o procedimento de redefinição aplicado.

Attachments

#3 ·
:p [smiley=cheers.gif]

#4 ·
Excelente guia John, mas irritante sobre a qualidade da construção ao olhar para aquele chip, pois como você diz, quase nenhuma solda nos pinos, não é de grande qualidade e pode-se argumentar que foi projetado para falhar. :?

A reparação parece que vai durar para sempre. :)

#5 ·
Wak said:
Excelente guia John, mas irritante sobre a qualidade da construção olhando para aquele chip, como você diz, quase nenhuma solda nos pinos, não é de grande qualidade e pode-se argumentar que foi projetado para falhar. :?

A reparação parece que vai durar para sempre. :)
Poderia também ser o uso de solda sem chumbo que os hippies ecológicos querem que seja usada. Tudo bem e bom, exceto que é frágil e os componentes não duram tanto, acabando no aterro! Chumbo para a vitória :lol:

#6 ·
cookbot said:
Wak said:
Excelente guia John, mas irritante sobre a qualidade da construção olhando para aquele chip, como você diz, quase nenhuma solda nos pinos, não é de grande qualidade e pode-se argumentar que foi projetado para falhar. :? O reparo parece que vai durar para sempre. :)
Também pode ser o uso de solda sem chumbo que os eco-hippies querem usar. Tudo bem, exceto que é frágil e os componentes não duram tanto, acabando no aterro! Chumbo para a vitória :lol:
Talvez sim, a primeira foto do chip de John parece solda sem solda! :lol: Teria sido bom encontrar um chip que não tivesse pernas tão limpas quanto um novo e eles se esforçaram um pouco!

#7 ·
Isso é muito bom saber. Obrigado ....

Eu pago cerca de $123,00 GBP por essa peça .......... Nunca entendi realmente por que as peças são muito mais caras no Reino Unido??

De qualquer forma, ótimo artigo

#11 ·
Obrigado pelas traduções Dani. :)

Não sei se o sensor combinado G419 sofre da mesma falha e pode ser reparado com a mesma facilidade. Definitivamente vale a pena tentar.

Desde que introduziram a conformidade RoSH (sem chumbo), eles melhoraram a situação em relação aos primeiros problemas de soldagem. Eu uso o tempo todo no trabalho e não acho que seja um problema agora. Uma temperatura um pouco mais alta talvez ajude. Não é estanho puro, mas contém outros ingredientes como cobre, prata, bismuto, índio, zinco, antimônio e vestígios de outros metais para fazê-lo funcionar e eles provavelmente também melhoraram o fluxo. Também não me preocupo tanto com envenenamento por chumbo [smiley=dizzy2.gif]

#14 ·
Ainda segurando o volante na posição em linha reta, zerei o sensor de ângulo de direção de qualquer maneira e fiquei aliviado ao ver que o código de erro seria limpo e a luz do ESP se apagaria. Um teste de estrada não revelou erros.

#15 ·
Desculpe ressuscitar um tópico antigo, mas preciso esclarecer:

Longitudinal é G251
Lateral é G200
ESTES PRECISAM DE CALIBRAÇÃO COM VAG-COM AO SUBSTITUIR.

Guinada é G202 (meu problema) que não está relacionado com o acima. A guinada precisa ou não de calibração?

#17 ·
Olá,

Obrigado pela excelente redação. Consegui reparar o meu sensor seguindo este tópico :)
Só há uma coisa que gostaria de esclarecer. Você disse:

John-H said:
Como reparar sensores G200 (Roll - lateral) e G251 (Pitch - longitudinal)
(...)
N.B. Ao usar o procedimento de recalibração acima, G200 irá "zerar" para 0 m/s, mas G251 irá "zerar" para 24 m/s e relatar uma reinicialização bem-sucedida dentro dos parâmetros se tudo estiver funcionando.
(...)
Quando coloquei o sensor reparado de volta, executei o vagcomm e o sensor estava lendo 24,617 m/s. Isso significa que não preciso fazer uma recalibração, o valor está bom?

Meu tópico de reparo: viewtopic.php?f=2&t=1323122

#19 ·
Antnkel said:
Quão fácil foi retirar as peças?
Eu tenho um que estou pensando em fazer e o que você usou para selá-lo?

Edição - acabei de ver seu link na parte inferior :roll:
Retirar as peças da montagem é uma dor de cabeça, comecei a desmontagem do módulo às 15h e terminei a montagem (incluindo o envasamento) às 19h!
Usei silicone preto, o que é classificado para fazer juntas de carros e barcos. É uma coisa muito boa, removi completamente as juntas secas ao redor das luzes traseiras e as substituí por este silicone (link: https://www.amazon.fr/Rubson-Mastic-Aut ... icone+noir)

#21 ·
Alguém pode confirmar se o sensor G251 deve ser calibrado para 0 ou 24 m/s?? Tenho lido relatos contraditórios sobre isso! No meu carro, usando um sensor G251 reparado, após acionar as configurações básicas para o grupo 069, o valor medido é de cerca de 0 quando o carro está estacionado.

#22 ·
No meu relatório, G251 está definido para 24 m/s. Isso foi há muito tempo, mas lembro vagamente de ter ficado surpreso por não ser zero, mas estava orientado de forma diferente. Posso ter trocado com G200 sob a coluna de direção para verificar ou simplesmente girei-o para a mesma orientação. Tente isso.

#23 ·
John-H said:
Do meu relatório, G251 está definido para 24 m/s. Isso foi há muito tempo, mas lembro-me vagamente de ter ficado surpreso por não ser zero, mas estava orientado de forma diferente. Eu posso ter trocado com G200 sob a coluna de direção para verificar ou simplesmente girei para a mesma orientação. Tente isso.
Sim, entendi. Fui verificar o manual da Bentley e há algo sobre isso na seção de "zeramento" do G251:

NOTA: Após zerar com sucesso, o valor indicado não se torna 0,00 m/s2
Não está muito claro o que eles queriam dizer com isso, estou assumindo que o valor estará próximo de zero, mas não EXATAMENTE 0,00.

#24 ·
Então hoje fui medir o valor do acelerômetro G251 só para ter certeza de que ainda estava funcionando bem. Para minha surpresa, estava medindo 24 m/s. Desmontei tudo, tirei o acelerômetro e removi toda a sujeira. Desta vez, verifiquei novamente todas as conexões quanto à continuidade e medi cada componente (principalmente resistores) em relação ao seu valor impresso. Tudo estava ok.

Então, prossegui para conectar a placa a uma fonte de alimentação de 5V, sabendo a pinagem do CI, foi fácil encontrar a pinagem do conector G251:
1 - Vdd (+5V)
2 - GND
3 - Vout (valor do acelerômetro)

Então medi o pino de 5V do CI e estava perfeito. Finalmente, medi a tensão entre Vout e GND - era 2,5 V volts, o que corresponde ao ZERO = Vdd / 2 mencionado na folha de dados. Então encontrei algo, ao inclinar o acelerômetro para baixo, o valor caiu de 2,5 V para baixo. Inclinando o acelerômetro para cima, o valor subiu 2,5 V.
Coloquei a coisa de volta e coloquei-a de volta no carro. Usando o vagcomm para despejar os valores medidos (Bloco de medição 006 do controlador ABS), tentei mover e inclinar o acelerômetro. Adivinha o quê? Ao inclinar o acelerômetro para baixo, o valor lido pelo Vagcom é 24 m/s para baixo. Inclinando o acelerômetro para cima, o valor é 0 m/s para cima. Então, basicamente, tanto 24 m/s quanto 0 m/s correspondem a valores "zero" - é só que 24 m/s está ligeiramente inclinado para baixo, enquanto 0 está ligeiramente inclinado para cima! Se isso faz sentido.

#25 ·
Hmmm ... Não tenho certeza do que está acontecendo ali. Apenas um pensamento, mas você não precisa inclinar muito para obter uma boa proporção de g. Obviamente, uma inclinação de 90 graus seria 1g para um lado e 90 graus para o outro lado seria -1g. As leituras interpretadas não fazem muito sentido para mim, pois 1g = 9,8 m/s/s. No entanto, desconsiderando o tamanho dos números e integrando o tempo, puxar 1g em termos de aceleração é enorme, então inclinar em um pequeno ângulo é normalmente muito significativo em termos de ESP - por exemplo, uma ligeira deriva lateral é muito menor que 1g. Junte isso com o Vag-Com amostrando valores apenas em uma taxa lenta (e eu não tenho ideia se esta leitura em particular é calculada) poderia ser que sua inclinação excedeu o ligeiro deslocamento esperado ou não foi estabilizada por tempo suficiente?

#26 ·
Olá,
Conseguiu descobrir se a aceleração de 24 m/s está ok? Tenho o mesmo problema no meu carro, um Seat Toledo convertido para AWD com haldex e bomba de um Audi TT.

Aqui está o meu ajuste e leitura:

Enviei o G251 para reparo, mas sem efeito. Então, substituí o G200 pelo G251, mas o efeito permanece o mesmo. Descobri que, quando estou acelerando, as leituras estão entre 0 e 3 m/s, mas quando desacelero ou ando em velocidade constante, mostra 24.
Não há erros no VCDS.

Estou prestes a substituir a bomba ESP, mas se alguém souber o que está acontecendo, por favor me avise.

Obrigado antecipadamente.

-- edição
Verifiquei em outra bomba com o mesmo efeito.