Audi TT Forum banner
1 - 20 of 29 Posts

StormENT

· Registered
11 Posts
Discussion starter · #1 ·
Enquanto conduzia para casa, apareceu um erro no painel dizendo: "Falha do alternador: a bateria não está a ser carregada". Eu estava apenas a alguns minutos de casa, então consegui voltar a tempo, pois a direção assistida começou a falhar quando cheguei à minha rua. Havia várias mensagens de erro, mas a maioria devia-se a alertas de baixa tensão. Eu tinha 3 erros DTC em 61) Regulação da bateria, todos com o código 02252. Eram "Falha mecânica", "Sem sinal/comunicação" e "Falha elétrica no circuito". Eu troquei o regulador de voltagem no alternador e a correia parece estar suficientemente apertada, mas ainda estou a ver menos de 12v quando o carro está a funcionar. Depois de limpar todos os erros desde a troca do regulador, apenas "Sem sinal/comunicação" retornou. Existe alguma forma de testar se este é um problema elétrico ou se preciso de um novo alternador?

Olá, É muito incomum um alternador falhar, e como você substituiu o regulador, verifique as conexões no alternador e verifique o fusível/conexões do alternador quanto a falhas/conexão ruim. Eu não tenho um MK2, mas eu acho que o fusível está localizado na caixa de fusíveis perto da bateria. Alguém pode saber com certeza.
Hoggy. :D

Discussion starter · #4 ·
Hoggy said:
Olá, Muito incomum um alternador falhar, e como você substituiu o regulador, verifique as conexões no alternador e verifique o fusível/conexões do alternador quanto a falhas/conexão ruim. Eu não tenho um MK2, mas eu acho que esse fusível está localizado na caixa de fusíveis perto da bateria. Alguém pode saber com certeza.
Hoggy. :D
Obrigado Hoggy,
Fiz uma confirmação visual de todos os fusíveis do tipo Sólido sob o capô e próximo ao terminal positivo da bateria na mala. Também fiz um teste de continuidade de cada fusível lâmina que consegui encontrar no carro, mas não tenho certeza se há mais algum escondido em algum lugar.

SwissJetPilot said:
Esta publicação do fórum Ross Tech pode ajudar -

https://forums.ross-tech.com/index.php?threads/13952/

Quando a sua bateria foi substituída, ela foi recodificada? Esteja ciente de que isso é específico do ano, pois nem todos os Mk2 TTs têm o módulo de gerenciamento da bateria.

FAQ - Substituição e recodificação da bateria
https://www.ttforum.co.uk/forum/viewtop ... &t=1878169
Obrigado Swiss,
A bateria mais recente era semelhante (Varta 80ah), mas eu recodifiquei o número de série ontem e confirmei que o envelhecimento da bateria foi redefinido para 100%.

Abaixo estão todos os dados que retirei sobre a regulação da bateria enquanto o carro estava funcionando. Notei que a corrente de excitação está em 0A, mas não tenho certeza se isso é preciso ou se não está sendo relatado devido ao DTC de não comunicação

1620754110527.png

1620754127398.png

1620754140108.png

1620754146651.png

1620754154226.png

1620754169985.png

1620754180569.png

1620754188345.png

1620754196407.png

1620754204758.png

1620754216829.png

1620754222017.png

Ainda com problemas para rastrear esta falha. Alguém sabe qual é o módulo do Gerador com o qual não é possível comunicar? Isso estaria dentro do regulador de tensão e, se sim, eu deveria ser capaz de comunicar com ele, mesmo que o próprio alternador esteja com defeito?

Encontrei o seguinte diagrama de fiação e confirmei que todos os fusíveis SA estão bons. Acho que meu próximo passo é verificar o barramento LIN, mas não tenho certeza de como fazer isso, então qualquer dica seria apreciada.

Attachments

O Alternador é abordado nos dois manuais de oficina diferentes ligados abaixo e discute os fabricantes Bosch e Valeo -

FAQ - Audi TT (8J) Manuais de Oficina e Programas de Autoestudo
• Sistema Elétrico - RG 27 90 93 94 96 97 - A005TT01320
• Equipamento Elétrico Informações Gerais - RG 27 92 94 96 97 - D3E8007DE6D

https://www.ttforum.co.uk/forum/viewtop ... &t=1833829

Alternator-01.jpg

Alt-02.JPG

Alt-03.JPG

Obrigado,
Eu tinha dado uma olhada nisso, mas não consegui encontrar nenhuma informação sobre os sistemas elétricos reais do gerador. Tomando o seguinte como exemplo......

alt1.png

Eu presumo que (3) é a conexão de dados ao regulador de tensão. Se for esse o caso, existe alguma forma de testar se o cabo está fazendo o que deveria fazer e se o regulador (recém-substituído) está sendo comunicado?

Eu suspeito que não, mas não tenho certeza de como confirmar isso. O barramento Lin é apenas para diagnóstico? O J519 controla o gerador ou está apenas recebendo dados? Se eu tiver um alternador ruim, mas um bom regulador, eu estaria recebendo o erro DTC 02252 Sem sinal/comunicação? etc.....

O número 2 na imagem é o cabo positivo grande. Talvez haja corrosão na montagem do alternador? Use um ohmímetro para verificar a resistência entre a carcaça do alternador e o aterramento da carroceria do jumper.

Discussion starter · #11 ·
Olá Suíço,
Eu vi o SSP de Componentes Elétricos A8L que você postou (e desde então excluiu?) Certamente me colocou no caminho certo, mas estou encontrando alguns obstáculos, pois os endereços elétricos do A8 parecem ser diferentes dos do TT.
Você tem um documento semelhante para um 8J?

Discussion starter · #12 ·
Wolvez said:
Verifique a voltagem no cabo positivo grande do alternador e a massa da carroceria? Sem voltagem? Verifique a caixa de fusíveis na baía do motor. SA1 = Fusível em linha do alternador 175A
Olá Wolvez,
Posso confirmar que há voltagem no cabo positivo grande. Parece a voltagem da bateria menos a perda de distância, então nada está sendo gerado. Todos os fusíveis SA parecem estar intactos e sem danos.

@ StormENT - Sim, desculpe por isso. Mas depois que eu postei e li o SSP com mais detalhes, parecia não ter muito em comum com os alternadores Mk2 TT, e era um pouco específico demais para o A8, por isso excluí a postagem - para evitar confusão. Também encontrei um SSP do sistema elétrico de 2019, mas achei que seria muito novo para ter valor.

Infelizmente, o Mk2 TT só tinha quatro ou cinco SSPs e nenhum realmente entrou em muitos detalhes sobre o sistema elétrico. Você pode encontrá-los no link para os Manuais de Oficina.

Aqui estão os SSPs do Sistema Elétrico A3 e Bateria do Veículo. Veja o que você acha -

View attachment SSP-312-Audi-A3-2004-electrical-system.pdf
View attachment SSP-234-Vehicle-batteries.pdf
Seguindo o conselho de Wolvez, você verificou o fusível no terminal da bateria? Alguém comentou que estava com problemas elétricos e só percebeu que um estava quebrado em uma inspeção muito minuciosa.

BatteryFuseLink.JPG

Attachments

A polia do alternador tem uma embreagem unidirecional, remova a correia para verificar a embreagem unidirecional. Insira um palito ou dedo dentro para segurar a ventoinha e, em seguida, tente girar a polia no sentido horário e anti-horário. A polia do seu alternador pode estar girando livremente e não girando a montagem do alternador quando o motor está ligado.

O seu módulo de gateway CAN apresenta alguma falha? Tanto quanto sei, a regulação da bateria e o barramento LIN associado são controlados diretamente através do gateway, ao contrário de outros módulos que estão ligados a ele através do barramento CAN

Minha experiência é com o Mk1, mas geralmente os alternadores são conectados de forma bastante simples. Há aterramento através da montagem e da correia de aterramento do motor (o que é OK se o motor de partida funcionar), então há um cabo grosso de volta para o positivo da bateria através de um fusível de ligação grande. Seu módulo regulador é frequentemente o item com maior probabilidade de falhar e pode ser substituído sem muitos problemas. Os diodos retificadores nos enrolamentos do alternador raramente falham. Você provavelmente pode colocar uma lanterna no alternador para ver o movimento. Você deve obter cerca de 14V ao carregar.

Li no Fórum Ross Tech (link abaixo) que com o alternador Valeo é possível obter o regulador errado. Olhando para a lista de peças, tanto a Bosch quanto a Valeo parecem ter algumas revisões diferentes do regulador.

Não tenho certeza se isso está diretamente relacionado ao problema que você está enfrentando, mas pode valer a pena investigar.

J533 J367 e problema do gerador Audi A4, B8, 2.0TDI Multitronic - 2008 Motor CAGA
https://forums.ross-tech.com/index.php?threads/13952/

AlternatorPartsList-01.jpg

Attachments

Até cerca de 15 anos atrás, tínhamos uma loja a poucos quilómetros de distância que apenas testava e reparava dínamos, alternadores e motores de arranque de veículos. Eles tinham motores elétricos em dispositivos para fazer girar dínamos e alternadores para testar a sua saída. A substituição de rolamentos, a substituição de escovas e até mesmo os re-enrolamentos eram o seu ganha-pão. Os caras usavam casacos de oficina sujos e tinham poeira de carbono e graxa no rosto e nas mãos, mas prestavam um ótimo serviço.

Hoje em dia, ninguém parece ter a habilidade ou a inclinação para fazer esse tipo de trabalho. Os "técnicos" modernos apenas substituem peças (muitas vezes por tentativa e erro, sem um diagnóstico adequado) e não querem sujar as mãos.

Fim do desabafo. :(

Temos um sujeito local que faz todo esse tipo de reparos - mas Weymouth fica a uma boa distância de você…

Discussion starter · #20 ·
MT-V6 said:
O seu módulo de gateway CAN mostra alguma falha? Tanto quanto sei, a regulação da bateria e o barramento LIN associado são controlados diretamente através do gateway, ao contrário de outros módulos que estão ligados a ele através do CANbus.
A minha única falha no gateway CAN é DTC 01304 Radio Communication (porque existe um rádio aftermarket instalado).
Não tenho 100% de certeza, mas acho que a regulação da bateria é um dispositivo virtual através do gateway CAN, como diz, na ausência de um módulo físico no terminal negativo da bateria.
Penso que, como tenho o módulo físico, todos os erros estão a aparecer através de 61) Battery Regulation, enquanto 19) Can Gateway não mostra nada.

1 - 20 of 29 Posts